terça-feira, 8 de janeiro de 2008

SOLIDAO

bem hoje vou vos falar de algo que adoro e ja n sei viver sem ela. Esta sensaçao é a base de toda a minha personalidade... conheço muita gente que tem medo dela, e fazem por tudo pra a afastar. Digamos que em tempo tambem a temi, mas agora nao posso viver sem ela... alias muita confusao, muitas ideias, fazem com q eu inconscientemente me afaste.. adoro,por exemplo, em momentos marcantes parar e desviar a minha atençao pra mim, ou seja, afastar me de tudo e todos, olhar pras estrelas e piscar o olho e dar um sorriso, ou mesmo derramar uma lagrima, mas o momento é so meu!
nao sou egoista nem nada parecido, simplesmente aprendi a viver c a solidao, a utilizar-la em tudo... e acreditem que é uma base para tudo!
Nem sempre a solidao cria um vazio entre nos.. mas nos é que somos um vazio dentro dela...
Digamos que kem me conhece ja n se assusta quando me afasto, obrigado por serem tao queridos e nao estarem sempre a perguntar se estou bem!
bem ha quem me pergunte como consigo viver com esta solidao, ou que tem de tao forte a solidao q me da este conforto para andar de cabeça erguida e sem medos.. para ser sincero nao consigo descrever muito bem o que me envolve,mas o facto de estarmos sozinhos e ter mos de decidir algo importante faz-nos crescer e a ficar independetes, lima certas arestas da nossa personalidade, faz-nos ficar mais fortes, claro mais duros, mas menos vulneravel a este ambiente de destruiçao que nos rodeia!
é claro q tambem me questiono sobre a solidao, sera que procuro solidao ou momentos de paz? sera que eu tento ficar sozinho, so pra ouvir o vento, o mar, a natureza, sentir todos os prazeres que me rodeia, ou sera que procuro mesmo solidao?ou sera que olho pra solidao como um misto de sensaçoes e n solidao como ausencia de sensaçoes?
afinal que procuro eu.....

6 comentários:

Anónimo disse...

oi... bem para mim solidao é uma palavra tão pesada que só de a pronunciar me faz ficar menos bem... mas concordo ctg, devemos saber lidar com ela...
e dou te os parabens por pensares assim:)
beijinho

Anónimo disse...

Solidão... É engraçado encontrar essa palavra... Já me debrucei sobre esse assunto vezes e vezes sem conta. Por vezes cheguei a achar que solidão era isso do "estar sempre sozinho". Cheguei à conclusão que não. Eu, que sempre fui um tanto quanto abstraído de contactos sociais, prezo muito o meu tempo sozinho, e nem por isso me sentia só... Mas então o que era solidão? Era não ser convidado fosse para o que fosse pelas pessoas que nós achávamos serem nossas amigas ou de relações próximas...? hum... Um bocadinho, se calhar... Mas ainda assim, não me satisfazia, porque eu descobri que era suficientemente forte (na minha perspectiva) para estar sem eles, e demasiado complicado ou chato (na perspectiva deles) para se preocuparem comigo.
Então.... O que era realmente solidão..? Aprendi isso há pouquissimo tempo. Sabes (sabem?) o que é solidão realmente? Solidão é estarmos com as pessoas que gostamos, queremos olhá-las nos olhos e dizer-lhes aquilo que queremos, mas termos um medo paralisante de sermos mal entendidos. É termos a proximidade mas não a intimidade. É olharmos para todo o lado menos para os olhos. É um apertar de mãos quando queremos dar um abraço. É ter quase tudo, e termos a perfeita noção que o "quase" nunca havemos de o ter.
Não penses que estares sozinho faz de ti um solitário. Quanto muito, uma pessoa que aprendeu a viver consigo mesma. E por vezes, é mais dificil vivermos connosco que com os outros.
Os meus parabéns pela tua exposição no blog.
Que continues com toda a brida!
Um bem-hajas!

Anónimo disse...

A palavra "solidão" não tem que ter um teor meramente negativo. Nem o estado de "solidão".
Quantas vezes não se preza um momento só, para escutar a voz do silêncio? Para uma tomada de decisão? Para ponderar "e qual o próximo passo"? Para ouvir com zelo uma música?
Estar só, por vezes para mim, é um estado de espírito... porque preciso... de me escutar primeiro, de compreender a emoção que circula nas minhas veias... e apenas depois seguir em diante... os verdadeiros Amigos estarão sempre "lá", "ali", "aqui"... se forem verdadeiros, não deixarão de sê-lo apenas por uma necessidade de "solidão", por vezes por muitos incompreensível.

Anónimo disse...

:) a meu ver existem duas definiçoes para solidão... uma k é knd estamos sozinhos fisicamente, em lugar vazio, e sem ninguem presente fisicamente, penso k é essa a solidão com k t identificas, e sim, essa por vezes é necessária, ajuda-nos a resolver os nossos problemas e a crescer interiormente.. só que tal como tudo no mundo tem de ser comedida, pois é bom tambem ter amigos em quem nos apoiar, e libertar-nos perante os outros.
porém, existe outro tipo de solidão, que é a solidão emocional, a solidão interior, este tipo de solidão penso não ser bom para niguem... aqui, estamos ocos, sem sentimentos, sem algo que nos faça mover perante a vida... e vida não é vida se não for vivida e aproveitada.. para nos mover-mos precisamos de algum estimulo muito forte, que pode ser uma grande paixao, uma grande amizade, ou ate mesmo algo que queiramos muito fazer, porém, quando estamos em solidão interior, não existem nenhuns destes objectivos, e tornamos-nos mais insignificantes do que alguma vez poderiamos ser...

bjuh titiuh

Anónimo disse...

sim identifico m um pouco com ela mas ainda me assusto com certos aspectos da solidao**ha momnetos em k necessito dela, mas ha outros em k m faz sentir a pior criatura do mundo****
mt bom o teu texto***

obrigada eu por m compreenderes mesmo kando n demonstro gratidao***mas sabes k n é essa a minha intençao**
bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

Olá lindo…eu não tenho medo da solidão mas tb não a procuro constantement…às vezes faz bem sim pa pensar e colocar as ideias no lugar mas não todos os dias a toda a hora e todo instante…sou-t sincera prefiro estar acompanhada não pelo facto de ter medo da solidão mas sim pk sinto-m bem e em plena alegria qd estou com alguém de boa companhia claro…
Desviar a atenção para ti…sim axo 1 boa ideia…tb é bom olhar pa nos próprios por vezes como se fossemos de fora…assim conseguimos ver bem melhor o k fizemos d bem ou de mal*…e posteriormente aceita-lo…
So 1 coisinha que me xamou à atenção nest texto: se precisares de derramar 1 lagrima por vezes tb é bom teres alguém ao teu lado pa t a limpar, ter 1 ombro amigo pa t apoiar, ter alguém pa desabafares, ter alguém para t dizer 1s boas verdades…isso é bom…não procures sp a solidão…
Continuando e dsc la o aparte: é verdad kem t conhece Miguel, já não estranha qd desapareces do mapa ou qd não queres sair msm k toda gente insista ctg, mas não t vou esconder k axo mt curioso essa tua maneira d pensar…por vezes pergunto-m se gostas de sofrer, se gostas de sofrer em silencio…portanto não é por falta de amigos e sabes disso…tu sabes k s precisares tu tens alguns amigos em kem podes confiar* e desabafar com eles…acredita k s deixasses os teus amigos fazerem o trabalho deles poderias ser mt mais feliz…deixa as pessoas entrarem no teu coração…não t feches sp pa ti…abre-t, diz o k sentes…por vezes é bom deitar tudo ca pa fora…msm k tudo o k possas dizer por nervos ou por raiva não seja tudo verdad*…kem é teu amigo t perdoará*…os amigos são msm pa isso…solta-t…mas faz-o com a ou as pessoas certas ok
Bem agora vou-t dizer mais 1 pequena coisinha…e espero k não leves a mal certo…lol…não t considero 1 pessoa forte…pelo contrario…tu sentes-t mais fort por não mostrares os teus sentimentos e nunca t rebaixar a nada…mas de facto tu foges* e escondest e sofres como toda gente nest mundo…és humano não teskeças disso…ser fort pa mim é enfrentar os nossos medos*…não fugir deles pa não mostrar k tamos a sofrer…prefiro k as pessoas saibam k não tou bem e as coisas passarem mais rápido do k remoer em casa sozinha e demorar séculos a passar-m 1 coisa…agora outra coisa, o orgulho aki tb conta mt…será k preferes a solidão por orgulho ou por acomodação? *
Apesar de tudo, lol , és uma pessoa 5 estrelas….é preciso é esmioçar esse teu fundo;) E para kem não te conhece: este rapaz é 1 pessoa bastante alegre, kida, divertida e xeia de energia ao contrario do kos seus textos transmitem…;)
Beijao pa ti rapaz…continua a escrever…pk é da maneira k as pessoas conseguem conhecer e desvendar 1 pouco mais do Miguel k s encontra a nossa volta…;)