quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Saudade

Mas afinal o que é a saudade? Quem a consegue definir? Gostava que me ajudassem nesta questão!!
Será que a saudade nao passa da dor de estomago, do aperto no peito, da falta de ar? ou só é considerado saudade quando nao conseguimos evitar aquele suspiro ternurento que nos tira a vontade de comer, obriga a engolir em seco e fechar os olhos? Será que somos muito à frente, ou os outros paises nao tem tempo nem jeito para sentimentalismos, ou é so mais um capricho da nossa lingua? deste povo guerreiro e descobridor....
Uma vez disse a um amigo, a saudade é a melhor palavra que encontro para definir este sentimento de "merda" que me envolve e inquieta!!
Será defeito meu ou toda gente tambem tem saudade de coisas más? Aspectos que nos definem, nos moldam, fazem nos ser aquela pessoa dura mas confiante e segura de si! Aqueles aspectos que nos dao coragem de enfrentar sem medo o medo de viver?
Há quem diga que este sentimento é bom, é sinal que da-mos valor as coisas, aos momentos, á vida em si.... eu vou ser sincero DETESTO este sentimento... ja coloquei a saudade junto do desgosto, porque para alem de serem muito diferentes o resultado é o mesmo e a sensaçao de revolta parecida tambem! alias tudo que me faz sofrer agonia-me mesmo...
bem fico por aqui porque este tema dava para escrever linhas e mais linhas de desabafos e pensamentos que nao param de aparecer na minha cabeça...

5 comentários:

Anónimo disse...

saudade...uma palavra mt comum na boca d mts...mas mt pouco sentida,por mta gente,no seu verdadeiro significado...SAUDADE é o verdadeiro
sentimento k nos leva a rotura ao desespero,k nos turtura,e faz kestionar o porquê d nos tar a acntecer a nos.."pq me escolhes t a mim?"....para mim a SAUDADE fez m crexer,educou m,ensinou m a dar valor as verdadeiras coisa da vida!!
sinceramente detesto-a...perferia ser a menina inocente dos papas..a ter d aprender cm ela!!
o tempo passa e ela nao diminui..é dos sentiments k mais cresce em mim...kem m dera nunca a sentir...
"tenhu saudade de nao ter saudade"..pois isso significaria ter a meu lado akilo k eu AMO!!
...

Anónimo disse...

"A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração."

Anónimo disse...

peço desculpa pela invasão, mas com esta incursão não pude permanecer indiferente a estas "ideias"... costuma-se dizer que "saudade não significa que estamos longe, mas que um dia estivemos perto"... mas, perto de quê, se mesmo perto, se estava longe? se o "quase" come segundos, dias, meses e sonhos?
também se diz que a palavra "saudade" não tem tradução noutras línguas... será que já evoluímos assim tanto ao ponto de não termos resposta face às novas exigências da sociedade, do sistema de saúde, etc... mas ainda temos capacidade para romper paradigmas e criar novos conceitos??
a saudade conduz sempre para um passado que não volta, (in)felizmente... há sempre que viver o presente e pensar no futuro. o passado favorece o crescimento, mas também corta e aniquila perspectivas e ambições.
o tempo é a única variável que responde a tudo na vida...

Anónimo disse...

Boa pergunta…definir saudade…eu axo ké algo k não se defini, k não s descreve é algo k s sente qd gostamos de alguém e keremos tar com essa pessoa mas não podemos ou não keremos por algum motivo*…na minha opinião é 1 sentimento engraçado…sabe bem senti-lo apesar d na hora em k o sentimos axamos ké 1 coisa negativa…vamos la pensar n1 coisinha…a saudade sente-s qd gostamos d alguém certo*?… será k o amor é mau? Eu axo k não…amor entre amigos, familiares ou namorados é saudável…
Sentimento de “merda”…não concordo…pode não ser confortável na hora mas qd sentes saudades só tens é d tentar fazer 1 coisa, apagar esse sentimento…como? Bem tentar procurar essa pessoa e dizeres o k sentes*…seja ela homem ou mulher…estando ela longe ou perto…afinal os telefones e a net existem por algum motivo…lol
Pois é eu tb tenho saudades de coisas más lindo…e tb de pessoas más…sabes pké? Pk no fundo essas coisas más ou pessoas más tb têm coisas boas*…nós habituamo-nos a elas e dps sentimos saudades desses defeitos existentes na natureza…não és diferent d ninguém e ninguém é diferent d ninguém todos nos sentimos essas coisas…sabes pké?…pk só damos valor as coisas qd as perdemos ou qd tamos longe delas*… infelizment…mas nunca é tarde…temos sp d lutar pelo k keremos até ao fim das nossas forças*…pois “kem ker sp alcança”…e tu sabes bem disso…
;)

Joana disse...

Deixo aqui esta música da mariza, que fala do sentimento Saudade...

http://www.youtube.com/watch?v=OzrUs08-SWs&feature=related

A palavra pode ser portuguesa, mas o sentimento é mundial... Quem não sente saudades da infância? quem não sente saudades de uma pessoa querida do passado que já não vive? Quem não sente saudades de um amor perdido? De um amigo que se afastou? O mais desesperante nesse sentimento é que ele por vezes sufoca-nos, ao percebermos que não há mais nada que possamos fazer para voltar a esses momentos especiais que ficaram apenas nas nossas memórias.